Projeto do MAE-UFPR é finalista em prêmio nacional de patrimônio histórico

O projeto “Histórias de Faxinais” do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná está entre os finalistas da 33ª edição do Prêmio Nacional Rodrigo Melo de Andrade. O prêmio é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1987, com objetivo de reconhecer projetos de todo o país que se destacam entre as ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro.

A ação já foi reconhecida internacionalmente, premiada na 8ª edição do Prêmio “Ibermuseus” de Educação. “Histórias de Faxinais” tem como proposta pesquisar, reunir, sistematizar e divulgar histórias, memórias e objetos ligados aos povos de faxinais. Esses povos são comunidades tradicionais rurais que ocupam regiões de matas de araucária e de lavoura associadas, com sistema produtivo que envolve a criação de animal à solta, lavouras cultivadas em áreas descontínuas e extrativismo de baixo impacto, principalmente de erva-mate e pinhão.

No vídeo acima é possível conhecer mais sobre as atividades realizada no interior paranaense. Todas as ações do projeto Histórias de Faxinais estão disponíveis no site mae.ufpr.br/historiasdefaxinais.O projeto conta muito sobre a cultura e o modo de ser faxinalense através do ponto de vista, principalmente, de crianças e jovens do Colégio Estadual do Campo Professor Izaltino Bastos, uma escola da região de Pinhão, no Paraná. Os estudantes atuaram de forma totalmente participativa. Suas histórias foram reunidas em um livro de contos, exposições e em uma websérie.

O resultado do 33º Prêmio Nacional Rodrigo Melo de Andrade deve ser divulgado no início de novembro de 2020.