Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Projetos de Extensão do MAE-UFPR

O museu tem atualmente nove projetos de extensão registrados na PROEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) que envolvem toda a equipe de profissionais do museu, parceiros de outras unidades da UFPR, além de estudantes de graduação, que são bolsistas, voluntários e estagiários participantes desses projetos. 

[slideshow_deploy id=’533′]


Conheça os projetos que estão em vigência atualmente:
 

Acervos em diálogo: tecendo relações entre coleções etnográficas e conhecimentos indígenas (2021-2024) 

 O projeto tem como objetivo principal desenvolver publicações sobre a cultura material de duas populações indígenas habitantes do Paraná: Mbya Guarani e Xetá. As publicações pretendem levar ao público informações e conhecimentos relacionados ao acervo etnográfico do MAE-UFPR, além de divulgar e valorizar as técnicas artísticas e conhecimentos tradicionais relacionados aos artefatos indígenas.  

Coordenadora: Gabriela de Carvalho Freire – antropóloga.
Vice coordenadora: Laura Pérez Gil – antropóloga.  

Voltar ao topo

Ações Educativas do MAE UFPR: Brincando no museu (2021-2023) 

 Este projeto pretende dar seguimento às ações extensionistas do MAE voltadas para as Ações Educativas, que desde 2008 estão sendo desenvolvidas no intuito de democratizar o acesso ao patrimônio museológico e divulgar o conhecimento sobre o acervo dentro das áreas temáticas do MAE (Arqueologia, Etnologia e Cultura Popular). Especificamente, este projeto irá desenvolver atividades pensadas para a interação entre o museu e seu público alvo, formado pela comunidade escolar (Ensino Básico e Superior), além de visitantes da Sede Histórica e Reserva Técnica. Através da realização de atividades voltadas para a Educação Patrimonial, o MAE desempenha uma função social e pedagógica contribuindo para a formação cidadã do público escolar, e promovendo o desenvolvimento de uma sociedade que respeite e valorize a diversidade social e cultural. Esses mesmos princípios se aplicam à produção de matérias lúdico pedagógicos, tais como: Caixas Didáticas, Jogos eletrônicos e analógicos, livros, catálogos infantis, etc.   

Coordenadora: Tamara Evangelista – museóloga. 

Voltar ao topo

Arquivo Histórico de um museu universitário: ações de diálogo, divulgação e pesquisa no MAE-UFPR.(2021-2024) 

 O projeto tem como objetivo promover a divulgação e o incentivo à pesquisa no acervo do Arquivo Histórico do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, composto por mais de 5000 itens documentais referentes a temáticas relacionadas à Antropologia, História e Arqueologia. Para tanto, se faz fundamental o diálogo com outras unidades do museu e também com a comunidade externa.  

Coordenadora: Bruna Marina Portela – historiadora.  

Voltar ao topo

Frederico Lange de Morretes – Uma viagem naturalística. 

 Frederico Lange de Morretes tem seu nome amplamente conhecido no Paraná como artista plástico. Entretanto, sua importante contribuição no universo das ciências, em especial na Malacologia, é praticamente desconhecida do grande público.  A partir da ideia de difundir e levar para um público mais amplo a importância da contribuição de Lange de Morretes para as ciências naturais, o Grupo de Malacologia do Paraná, o Centro de Estudos do Mar da UFPR (CEM) e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) uniram esforços para levantar e pesquisar informações sobre este importante personagem da história do nosso Estado e montar uma exposição em Paranaguá, mais especificamente na Sede Expositiva do Museu.  O projeto tem como base tanto a elaboração dos materiais gráficos da exposição, quanto de seus produtos educativos, além da capacitação de alunos e professores de dentro e fora da UFPR para trabalharem com o tema. Além da produção, o projeto prevê também a realização das atividades junto ao público visitante do museu, seja ele escolar ou mesmo público espontâneo. 

Coordenador: Carlos Belz – professor no Centro de Estudos do Mar/UFPR. 
Vice coordenadora: Ana Luisa de Mello Nascimento – museóloga.  

Voltar ao topo

Gestão do Acervo Arqueológico do MAE-UFPR (2021-2023) 

 Este projeto visa a gestão do acervo arqueológico do MAE-UFPR sob uma nova política de acervo. Esta nova política de acervo é um arremate das atividades, estudos e testes desenvolvidos ao longo da última década, onde vem dando ênfase à extroversão e a conexão dos objetos aos seus contextos originais de documentações. Ao reconectar os objetos às suas informações documentais e históricas, buscando fortalecer e valorizar as percepções, leituras e significados do patrimônio arqueológico sob a guarda do MAE-UFPR.  Considera-se ainda a necessidade da digitalização desse acervo, para fins de gestão, documentação e extroversão.  

Coordenador: Sady Pereira do Carmo Junior – arqueólogo.  

Voltar ao topo

MAE Documenta 

 O projeto MAE Documenta se propõe a registrar e divulgar narrativas e atividades de pessoas e grupos populares com reconhecido conhecimento cultural, artístico e técnico. Busca tornar acessível ao público em geral, bem como a pesquisadoras(es) e estudantes, tais conhecimentos e sua relação com perspectivas de mundo e formas de vida plurais. Para tanto, se fundamenta também na pesquisa sobre os contextos em que estas(es) mestras(es) populares se inserem e a maneira como se relacionam com seu ambiente. Utiliza fotografia, gravações em áudio e vídeo, bem como registros escritos realizados pelos próprios sujeitos. A metodologia de base é participativa, sendo os roteiros de pesquisa e a produção dos resultados construídos em conjunto com as(os) mestras(es) e as comunidades onde vivem.  Desde 2018, o projeto MAE Documenta engloba o projeto Histórias de Faxinais: livro de contos e exposição itinerante, premiado na 8ª edição do prêmio IBERMUSEUS e desenvolvido em Pinhão/PR. (CONFIRA O HOTSITE DO PROJETO: https://mae.ufpr.br/historiasdefaxinais/  )

Coordenadora: Liliana Porto – antropóloga.  

Voltar ao topo

MAE Interativo e Plural (2021-2023) 

 Os Museus têm se empenhado para se consolidarem como instituições interativas e plurais, que estejam de fato a serviço da sociedade. Assim, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR procura, através deste projeto, oferecer eventos e atividades lúdicas e comunicativas, atento às possibilidades de educação não-formal, museal e patrimonial em vários contextos que transcendem a realização de exposições, tão somente. “MAE Interativo e Plural”, busca também desta forma tornar o museu cada vez mais militante e menos limitante, um espaço aberto aos movimentos sociais e aberto para as expressões artísticas e a difusão da cultura e do conhecimento. Tais ações devem ocorrer tanto em ambiente físico quanto virtual, tornando suas ações acessíveis independente de limites geográficos pelo território brasileiro, na manutenção do MAE-UFPR como um museu moderno e adequado às novas tecnologias. 

Coordenador: Fábio Marcolino – produtor cultural.  

Voltar ao topo

Movimentando Coleções – o acervo de Cultura Popular do MAE-UFPR(2021-2024) 

O projeto pretende democratizar o acesso às coleções do acervo de Cultura Popular do MAE-UFR por meio da preservação, pesquisa e divulgação dos objetos, privilegiando o diálogo com as comunidades e indivíduos detentores dos saberes representados no acervo. 

Coordenadora: Bruna Marina Portela – historiadora. 
Vice coordenadora: Liliana Porto – antropóloga.  

Voltar ao topo

Museologando (2021-2023) 

 Quem disse que museu é lugar de coisa velha parou no tempo! O Museu é uma instituição em constante transformação que busca, em todas as suas áreas de atuação, se adaptar às novidades que surgem. Os desafios trazidos pela Pandemia aceleraram a adaptação das instituições museais às novas tecnologias e, por isso, a proposta deste projeto é aproximar e expandir, ainda mais, o público do MAE-UFPR nas mídias digitais por meio de ações que dialoguem diretamente com as pessoas por meio da internet. O foco do Museologando é a produção e divulgação exposições virtuais que envolvam as áreas temáticas do MAE. O projeto está aberto às inovações que venham a surgir e à parcerias estratégicas que visem colocar o museu em destaque para o seu público.  

Coordenadora: Ana Luisa de Mello Nascimento – museóloga.  

Voltar ao topo