Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Projeto Cobra-Canoa: Jogo da Memória de Grafismos Indígenas do MAE-UFPR

Cobra-Canoa: Jogo da Memória de Grafismos Indígenas é um jogo educativo desenvolvido pelo MAE-UFPR que oferece um mergulho no mundo dos grafismos indígenas. Através de uma abordagem lúdica e educativa, os jogadores são convidados a descobrir a arte intrínseca ao cotidiano dos povos indígenas do Brasil.

Ao jogar Cobra-Canoa, os participantes são imersos em um universo de grafismos que transcendem formas simples, revelando a riqueza da cosmovisão e da identidade cultural de 6 diferentes povos originários do país.

O jogo desafia os jogadores a coletar pares de cartas enquanto exploram os significados por trás dos grafismos, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado sobre a diversidade cultural e artística do Brasil.

Cobra-Canoa pode ser jogado individualmente ou em grupo, oferecendo uma experiência adaptável para jogadores de todas as idades e também para seu uso em sala de aula. Com diferentes níveis de dificuldade, o jogo promove desafios cognitivos enquanto mergulha na história e tradições de povos indígenas.

Mapa e informações para o professor/mediador.
Manual do jogo.

Projeto Cobra-Canoa: Aplicações e Distribuição

Em 2024, foram impressos 1.000 exemplares do Cobra-Canoa, que tem sido distribuído diretamente a professores da rede pública de ensino e educadores interessados. Em sua primeira etapa, no início de seu desenvolvimento em 2022, antes de seu lançamento na 22ª Feira do Livro da Editora UFPR, o jogo já havia sido aplicado em playtests em diversas instituições educacionais, incluindo os Institutos Federais do Paraná (IFPR) de Paranaguá, Telêmaco Borba, Curitiba e Campo Largo, além da Escola Lisymaco F. Costa e do Centro de Estudos Indígenas da UFPR, onde alunos indígenas puderam experimentar essa imersão cultural.

Planos Futuros

Com o projeto “Cobra-Canoa: Saberes Indígenas na Escola”, segunda etapa do Projeto Cobra-Canoa, o MAE-UFPR pretende expandir o alcance do Cobra-Canoa, levando o jogo para escolas indígenas no Paraná. Além disso, o projeto visa encaminhar exemplares do jogo para as aldeias dos povos retratados no jogo (Mebêngôkre, Wayana e Aparai, Wauja, Mbya Guarani, Kaingang, Kadiwéu), fortalecendo os laços culturais e promovendo o uso do material educativo diretamente nas comunidades indígenas.

Tal contato visa a terceira etapa do projeto Cobra-Canoa: o desenvolvimento de uma nova edição do jogo, em versão física e digital, ampliando a representação para incluir novos povos indígenas.

Essa futura edição, planejada para uma maior tiragem, busca não apenas aumentar o acesso ao jogo, mas também enriquecer ainda mais a experiência oferecida pelo Cobra-Canoa.