Cultura Popular
A Unidade de Cultura Popular é responsável por organizar e divulgar um acervo de mais de 2000 peças. Nos anos de 1950 e 1960 os estudos sobre Folclore e Cultura Popular estavam em pleno desenvolvimento em todo o Brasil. José Loureiro Fernandes estava envolvido com vários pesquisadores e estudiosos do folclore e tinha, ele mesmo, bastante interesse no tema.
A partir de então foram incorporados ao acervo objetos de cerâmica, cestaria, tecelagem e outros materiais que refletem os saberes e fazeres de homens e mulheres brasileiros. Grande parte dos objetos é originária do estado do Paraná, como o vestuário da Congada e os petrechos de pesca, mas também há uma variedade de peças de outros estados, como o estatuário cerâmico produzido pelo pernambucano Mestre Vitalino.
Ao longo dos mais de 50 anos de existência do MAE novas coleções foram incorporadas ao acervo, como as cerâmicas coletadas em pesquisa de Herta Loëll Scheuer e as estatuetas representativas do Boi-de-Mamão, produzidas por artesãos catarinenses, e doadas ao acervo do MAE pelo pesquisador e professor Dr. Ronaldo Correa.
A responsável pela unidade é a historiadora Bruna Marina Portela.