MAE-UFPR lança E-book “Histórias de Faxinais vol. 2”

Está disponível para download aqui em nosso site e leitura na plataforma ISSUU o e-book “Histórias de Faxinais – volume 2”.

O objetivo é permitir, através desta mais nova publicação do Museu, conhecer um pouco mais do rico mundo dos faxinais do Centro-Sul paranaense através do olhar de suas crianças e jovens.

O livro “Histórias de Faxinais – volume 2” traz contos escritos por estudantes do Colégio Estadual do Campo Izaltino Bastos, situado no Faxinal dos Ribeiros – Pinhão-PR, sobre sua história tal como contada por seus pais, mães, tios e tias, avós, outros adultos próximos. Os temas, variados, falam da dinâmica de produção e de vida nos faxinais, das festas, de visagens e de acontecimentos marcantes.

Trata-se da continuidade do projeto homônimo premiado na 8ª edição do Prêmio Ibermuseus de Educação em 2017 e cuja primeira etapa foi desenvolvida entre 2018 e 2019. A produção deste segundo volume se deu pelo financiamento do Programa de Bolsas de Extensão da UFPR (2019 e 2020), que permitiu a continuidade das atividades formativas iniciadas no Volume 1, realizadas pelo ilustrador Felipe Sousa , aluno de graduação em Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná, responsável pela editoração eletrônica do material.

Está previsto para 2021 a impressão de uma tiragem de 3.000 exemplares deste segundo volume, com distribuição gratuita, via Edital de Fortalecimento de Ações Extensionistas 2020.

Assim como aconteceu com o primeiro volume, o livro deverá ser amplamente distribuído entre os estudantes do Colégio Izaltino e a rede pública de ensino de Pinhão/PR, o que deve ocorrer tão logo as restrições devidas à pandemia de COVID-19 permitam.

Serviço: Livro “Histórias de Faxinais Vol.2”
Disponível GRATUITAMENTE para baixar agora e para leitura online pela plataforma ISSUU.