Lagamar:  Mariscos, Pessoas e Outras Histórias

A mostra explora a rica região costeira que se estende do litoral sul do Estado de São Paulo até a costa do Estado do Paraná, abrangendo áreas protegidas e uma das regiões mais produtivas do Oceano Atlântico Sul. A exposição lança luz sobre as paisagens de “áreas úmidas ou lagamares,” onde a cultura caiçara é revelada sob a perspectiva da pesca de mariscos, incluindo ostra, berbigão, mexilhão, bacucu, sururu e almeja. Esta exposição convida você a explorar a trajetória socioambiental desse território e a refletir sobre os desafios contemporâneos que enfrentamos.

A exposição, coordenada por Yara Tavares, é resultado da colaboração entre a Fundação Araucária, UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná, IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá, UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, FUNDEPAG, Instituto de Pesca, e o MAE-UFPR – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.