Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

ArqueoGame

Trata-se do primeiro jogo eletrônico do MAE com fins educativos sobre a prática da arqueologia e a responsabilidade patrimonial, inserido em um contexto de ações educativas museais, voltadas à fruição, preservação e valorização do Patrimônio Material e Imaterial sob guarda do Museu.

O jogo é construído de tal maneira que o jogador, ao escavar um sítio arqueológico virtual, tem acesso a imagens e descrição de peças reais pertencentes ao Acervo do Museu. O jogador faz o papel de um Arqueólogo, tendo acesso direto sobre os procedimentos de atuação deste profissional neste processo. O jogo, além de trazer um conteúdo abordado pela Ação Educativa de um Museu, tem ligação direta com conteúdos programáticos da disciplina de História no ensino médio, como por exemplo “Como Viviam os Primeiros Habitantes do Brasil” .

O jogo foi realizado através do Programa de Extensão Universitária nº 118/13 de Difusão Cultural do MAE, com Game Design e Produção de Fábio Marcolino (Produtor Cultural/MAE-UFPR), Supervisão em Arqueologia de Sady Carmo Jr. (Arqueólogo/MAE-UFPR), Programação, Pixel Art e Hardware por René Cusumano (Graduando em Ciência da Computação/UFPR) e Música e SFX por Leonardo Lima (Graduando em Produção Sonora/UFPR) e Pesquisa de Arqueologia por Lucas Carvalho (Graduando em Ciências Sociais/UFPR).

A arte e design do jogo contou com a Revisão de Interface por Artur Janz (Graduando em Design Gráfico/UFPR), Pixel Art e Arte da Adesivagem por Natali Souza (Graduanda em Design Gráfico/UFPR), Arte do Background por Érica Araújo (Graduanda em Artes Visuais/UFPR) e Revisão de Mobiliário e Ergonomia por Lucas Politano, Ana Wasen e Bruna Barbosa (Graduandos em Design de Produto/UFPR).

Finalmente, o jogo contou com o Voice Acting por Arthur Firmino, Maisa Ribeiro (Cia de Teatro PalavrAção/UFPR) e  por Karolayne Andrade (Graduanda em Ciências Sociais/UFPR).

Jogue a versão “Arcade” do jogo na Sede Histórica em Paranaguá

[slideshow_deploy id=’593′]