Projetos de Pesquisa
ARTE/ARTESANATO: PRODUÇÃO ARTÍSTICA E SOCIALIDADE ENTRE OS POVOS INDÍGENAS NO PARANÁ
O projeto de pesquisa Arte/Artesanato: produção artística e socialidade entre os povos indígenas no Paraná se propõe a pesquisar e estudar e refletir de um ponto de vista antropológico sobre uma das principais atividades que caracteriza hoje em dia a interação dos povos indígenas com a sociedade envolvente: a elaboração e venda de um conjunto de objetos que costumam ser categorizados como “artesanato”. Igualmente, envolve pesquisas sobre o acervo de etnologia do MAE. Embora o foco sejam os povos indígenas existentes no Paraná – Mbyá-Guarani, Kaingang e Xetá -, as pesquisas sobre os acervos abordam outros povos indígenas no Brasil. Ao projeto estão associadas pesquisas de Iniciação Científica, de conclusão de curso de alunos de Ciências Sociais, assim como de pós-graduação em Antropologia. O projeto está registrado no sistema Banpesq-Thales e está associado a diversas atividades de extensão desenvolvidas por meio do projeto Patrimônio e Museus – Curadoria das coleções etnográficas do MAE.
Coordenadores do projeto: Laura Pérez Gil e Miguel A. Carid Naveira
COMPORTAMENTOS TÉCNICOS E MOBILIDADE DE CAÇADORES-COLETORES PRÉ-COLONIAIS NO PRIMEIRO PLANALTO PARANAENSE
A Pesquisa versa sobre grupos de caçadores-coletores pré-coloniais do primeiro planalto paranaense, de modo à caracterização tecnológica das indústrias líticas a partir de uma abordagem centrada no conceito de cadeia operatória e variabilidade artefatual. A proposta é reconstituir os processos técnicos e as estratégias de gerenciamento das matérias-primas que geraram os diversos artefatos observáveis e as relações que possam ocorrer com a dinâmica de mobilidade de grupos caçadores-coletores.
Como produto base da investigação arqueológica, os vestígios a serem trabalhados provém de diversos sítios arqueológicos do Primeiro Planalto Paranaense, com acervos do MAE e CEPA da UFPR e do Museu Paranaense. O Projeto de Pesquisa, será vinculado também ao programa de Curadoria do Acervo do MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia PROEC/UFPR, visando a formação técnica de alunos no âmbito da análise tecno-funcional, a geração de conhecimento pré-colonial da região e a extroversão desse conhecimento.
Coordenador do Projeto: Sady Pereira do Carmo Junior
Vinculado a pesquisa de Doutorado do coordenador junto ao PPGANT-UFPEL com Orientação da professora Drª Adriana Dias