Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Exposição de arqueologia é uma viagem ao tempo das construções dos Sambaquis

“Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis” será aberta no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR em duas sessões no dia 26 de março

Exposição do MAE-UFPR trata sobre a cultura material encontrada nos “sambaquis” brasileiros (Mateus Bonn-Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR)

No dia 26 de março, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR)  inaugura sua nova exposição: “Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis”. A palestra de abertura contará com duas sessões e terá a fala do Arqueólogo Sady Carmo Júnior, um dos curadores da exposição. A primeira sessão será às 16h e, para quem não puder vir nesse horário, a segunda acontece às 19h.

Fundamentada em pesquisas arqueológicas, a exposição trata sobre a cultura material dos antigos povos indígenas habitantes do litoral, encontrada nos sambaquis, através de temas como o saber-fazer, suas relações sociais, o seu meio ambiente, suas ferramentas e seu imaginário. A mostra tem curadoria do Arqueólogo Sady Carmo Jr. e da aluna de Ciências Sociais Júlia Cordeiro, ambos da Universidade Federal do Paraná.

O objetivo é trazer aos visitantes do MAE-UFPR um pequeno vislumbre sobre o modo de vida desses ancestrais habitantes do litoral, presentes na região entre aproximadamente dez mil e mil anos atrás, onde deixaram centenas de monumentos de conchas construídos por todo o sul do Brasil.

Serviço:
Exposição “Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis”
Período: De 26 de março de 2019 a 29 de março de 2020.
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá-PR
Mais informações: (41) 3721-1200 – PARANAGUÁ | (41) 3313-2042 – CURITIBA
 www.facebook.com/MAEUFPR