EXPOSIÇÃO VIRTUAL ENTRE CONCHAS


Os Sambaquis são monumentos construídos por populações indígenas pescadoras e coletoras que viveram principalmente no litoral brasileiro aproximadamente entre os anos 8.000 a.C. e 1.000 d.C.

Sambaqui é uma palavra de origem tupi-guarani, língua na qual. “Tambá” significa “monte” e “Ki” significa “concha”. Sambaqui quer dizer, então, "monte de conchas".

Os sambaquis são edificações de conchas, restos de fauna e habitações que podem conter até sepultamentos humanos. Construídos intencionalmente, estão entre os sítios arqueológicos brasileiros mais estudados, embora ainda existam muitas dúvidas e mistérios a seu respeito.

Com base em pesquisas arqueológicas, a Entre Conchas aborda a cultura material encontrada nos sambaquis através do saber-fazer, das relações sociais, do meio ambiente, das ferramentas e do imaginário dos povos indígenas construtores de sambaqui. Nosso objetivo é que o público tenha um pequeno vislumbre sobre o modo de vida desses habitantes do litoral.

Apesar de serem sítios arqueológicos muito antigos, muitos sambaquis hoje em dia continuam perceptíveis na natureza, apesar de anos de destruição e exploração para a produção de cal para rodovias. Eles tendem a estar cercados de vegetação - o que pode ser visto em fotos mais recentes. Por esse motivo, pode ser difícil reconhecer um sambaqui na paisagem. Ao se deparar com um morro próximo a manguezais, praias ou áreas aquáticas, você pode estar em frente a um Sambaqui! Acompanhe nossa exposição e confira algumas informações sobre esses monumentos e sobre as pessoas que os construíram.

X